Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção a seguir.

Instruções para Autores

Os artigos (textos) submetidos serão examinados pela Comissão Editorial e parceristas ad hoc, que não apresentem conflitos de interesse com a pesquisa, para avaliação do conteúdo, forma e qualidade. Se o Editor-chefe concluir que o trabalho está em condições científicas e técnicas favoráveis será encaminhado aos parceristas (processo double mind) para avaliação. Todos os artigos submetidos para a publicação na Revista Suwelani serão objecto de revisão cega por pares, procurando-se que cada artigo seja avaliado por pelo menos dois parceristas, que poderão recomendar ao editor para: (i) rejeitar o artigo; (ii) aceitar condicionalmente o artigo ou (iii) aceitar o artigo sem alterações. A decisão editorial sobre a aceitação ou não do artigo ocorrerá, sempre que possível, no prazo de 60 dias, contando a partir da data de submissão.

A selecção dos artigos para a publicação adota os critérios de relevância do tema, originalidade, consistência, forma de apresentação dos resultados, qualidade e pertinência das evidências que apoiam os argumentos, validade dos dados apresentados, rigor da abordagem teórica e metodológica e, actualidade e adequação das referências contidas no trabalho. A publicação é dependente da aprovação de pelo menos dois avaliadores, bem como a adequação do artigo às orientações contidas neste documento.

Todas as decisões são comunicadas por escrito ao autor principal. Se um artigo for rejeitado, os autores receberão uma carta do editor com as justificativas. No caso de aceitação condicional, será solicitado aos autores que revisem o artigo para incluir as questões e recomendações dos parceristas. Note que o texto poderá ser submetido a tantas revisões quanto forem necessárias, assegurando que os autores tenham abordado adequadamente todas as questões suscitadas. Cabe à revista a exclusividade na publicação dos artigos aprovados.

Os textos completos deverão ser devidamente revistos pelo autor, digitados no formato de arquivo Word ou compatível e sem numeração das páginas. Para além da qualidade científica, os autores são os únicos responsáveis pelos aspectos linguísticos de seus textos e a Revista Suwelani exige elevados padrões de qualidade da escrita, não aceitando artigos que apresentam erros ortográficos, gramaticais ou de outra natureza de utilização da língua.

A remessa dos artigos para publicação, bem como toda a correspondência de seguimento que se fizer necessária, devem ser encaminhados por correio eletrônico da revista para o email revistasuwelani@unirovuma.ac.mz.  O autor, ao enviar seu trabalho, estará automaticamente concordando com a sua publicação e deve estar apto, quando necessário, a realizar as correções do texto com as modificações sugeridas dentro do prazo estabelecido pelo editor. A política editorial da Revista Suwelani limita o número de envio de artigos, por autor, a uma submissão por número, como autor principal. O número máximo de autores por artigo é seis, não sendo autorizada alterações (inclusão e substituição) na autoria dos artigos após a sua submissão ou em qualquer outra etapa do processo editorial. A coordenação da revista reserva-se o direito de não devolução dos originais aos respectivos autores.

Ao submeter um texto à Revista Suwelani assume-se que ele não foi publicado previamente e não está sob consideração para publicação em outro veículo de publicação. O conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade dos seus autores, não podendo ocorrer plágio, auto-plágio ou dados fraudulentos; incluindo o dever de respeitar os padrões éticos e legais inerentes à realização de pesquisas com seres humanos. Não se exige qualquer taxa para a submissão, avaliação ou publicação de artigos na Revista Suwelani.

As Séries da Revista Científica da UniRovuma

Os manuscritos encaminhados para publicação na RC-UniRovuma devem estar enquadradas em uma das séries abaixo indicadas:

  • Educação;
  • Artes e Humanidades;
  • Ciências Sociais, Jornalismo e Informação;
  • Negócios, Administração e Direito;
  • Ciências Naturais, Matemática e Estatística;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Engenharia, Produção e Construção;
  • Agricultura, Recursos Florestais, Recursos Pesqueiros e Veterinária;
  • Saúde e Bem-Estar.

TIPOLOGIA DE ARTIGOS ACEITES PELA REVISTA

    1. Artigo original: relato completo da investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica.
    2. Artigo de revisão: trabalhos que não demandam pesquisa empírica, restringindo-se à revisão crítica de constructos teóricos mediante consulta, análise e interpretação da literatura pertinente ou análise de aspectos teóricos que gerem questionamento de modelos existentes e/ou à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Têm por objeto resumir, analisar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas.

Subtópicos necessários: introdução, fundamentação teórica, discussão ou apresentação das informações do trabalho e considerações finais.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICA DOS ARTIGOS

Os textos devem ter no máximo 15 páginas, com a seguinte formatação: fonte Times New Roman, corpo 12, margem superior 3cm e inferior de 2 cm, margem esquerda 3 cm e direita 2 cm, em tamanho A4, e espaçamento entre linhas e entre parágrafos de 1.5 cm.

APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

  • Título e Subtítulo (se for o caso) em português e inglês: deve refletir o conteúdo do trabalho, ser o mais ilustrativo e conciso possível, indicando claramente o conteúdo do texto, não devendo exceder 15 palavras. Título e subtítulos deverão estar centralizados, em negrito e em letras maiúsculas, tamanho 12.
  • Identificação dos autores: o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) constar abaixo do título, na segunda linha à direita. Em nota de rodapé, todos autores devem incluir uma breve descrição sobre a titulação, área académica em que actuam, afiliação institucional e a sua formação e, incluindo o email do autor responsável para correspondência.
  • Resumo: deve ser redigido em língua portuguesa e inglesa, com um máximo 250 palavras, em um único parágrafo, espaçamento 1, tamanho de letra 11 e, no final, conter 3 a 5 palavras-chave ou descritores, separados por ponto e vírgula (;) e iniciados em letras maiúsculas. O mesmo conjunto de palavras-chave deve ser apresentado nas versões Português (Palavras-chave) e Inglês (Keywords), imediatamente a seguir do resumo na língua respectiva.

O resumo deve reflectir os aspectos fundamentais do trabalho, representar de forma fiel o seu conteúdo e apresentar o objectivo do trabalho de forma clara e sucinta, incluir as informações de maior relevância sobre o escopo, métodos, resultados mais importantes e principais conclusões ou recomendações. Não inclua citações, referências, figuras e tabelas ou ilustrações no resumo. Defina símbolos que não são comuns e abreviações.

 

No caso de artigos originais (estudos empíricos), exorta-se que o artigo inclua os seguintes secções:

  1. Introdução: se faz apresentação do problema ou objecto de estudo e se faz afirmações genéricas sobre o que já se conhece sobre o tema, bem como a apresentação da justificativa - pertinência e interesse do objecto investigado e, finalizar com a indicação das hipóteses (se aplicável) e objectivo do artigo.
  2. Metodologia: descrever os procedimentos básicos utilizados, incluir participantes, instrumentos, a forma como foram colectados os dados; apresentar os equipamentos usados, arranjo experimental e principais componentes, e discutir sua precisão; apresentar reagentes usados e fabricantes; discutir como os dados foram analisados e como as incertezas foram consideradas.
  3. Resultados e Discussão: apresentar as descobertas do estudo, podendo ser apresentados com figuras e tabelas que ilustrem pontos importantes, a validade, senso crítico e significado do trabalho, articulando os resultados obtidos com os disponíveis na literatura, assim como incluir limitações e perspectiva futuras; a discussão explica os resultados mas não os interpreta. Deve conter uma apresentação concisa da síntese dos achados obtidos e podem ser apresentados em separado ou, preferencialmente juntos. Se apresentados em separado, a discussão não deve conter repetição da descrição dos resultados. Deve-se ter especial cuidado para não repetir no texto todos os dados das figuras e tabelas.
  4. Conclusões e/ou Considerações Finais: devem ser concisas e responder exclusivamente aos objectivos propostos e, ter uma coerência com os dados apresentados no trabalho; interpretar os resultados e discutir suas implicações; sumarize as deduções lógicas que são independente das condições específicas do estudo em questão, descobertas específicas do estudo, e opinião ou recomendação do(s) autor(es).
  5. Referências

 

CITAÇÕES NO TEXTO E REFERÊNCIAS

No que diz respeito as citações no texto e as referências bibliográficas, a Revista Suwelani adopta as normas APA (American Psychological Association), 6ª edição. As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do artigo, conter apenas os autores e textos citados no trabalho, dispostas por ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores, que não deve ser substituído por traços ou travessões, e constituir uma lista encabeçada pelo título: Referências. A exatidão e adequação das referências bibliográficas consultadas e mencionadas no texto são de exclusiva responsabilidade dos autores. Evite o número excessivo de referências, selecionando as mais relevantes para cada afirmação e dando preferência para os trabalhos mais recentes.

NOTAS DE RODAPÉ

As Notas de rodapé deverão ser substantivas, exclusivamente explicativas, e não bibliográficas, e dizerem respeito a informações e/ou comentários complementares, sendo numeradas consecutivamente em números arábicos e enumeradas sequencialmente ao longo do texto, procurando evitar, tanto quanto possível, o uso das mesmas. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e inserida no rodapé da página em que são indicadas.

TABELAS E FIGURAS

As Tabelas e Figuras devem ser claros, ilustrativos e pertinentes ao texto. Eles servem:

  • elucidação, explicação e simplificação do entendimento do texto, devendo ser autoexplicativos (conter os elementos que possibilitem a leitura e compreensão sem recorrer ao texto). Não se deve exagerar no recurso a este tipo de ilustração gráfica, procurando descrever, ainda de que forma sucinta, os resultados produzidos. As palavras Tabela e Figura que aparecem no texto, devem, sempre, ser escritas com a inicial maiúscula, e as demais letras devem ser minúsculas e, devem estar acompanhadas dos respectivos número ao qual se referem.

Os títulos das Tabelas deverão ser colocados no alto das mesmas e os títulos das Figuras devem ser apresentados abaixo das mesmas, na parte inferior, sempre em letras minúsculas. Deve constar a indicação da fonte das tabelas e figuras retirados de outros trabalhos.

Disponibilizamos o template do artigo. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista científica Suwelani.

 

TÍTULO EM PORTUGUÊS EM NEGRITO E CENTRALIZADO, EM LETRAS MAIÚSCULAS (12 PTS - TIMES NEW ROMAN)

TÍTULO EM INGLÊS EM NEGRITO E CENTRALIZADO, EM LETRAS MAIÚSCULAS (12 PTS - TIMES NEW ROMAN)

 

Nome do primeiro autor em negrito alinhado direita

Titulação, área académica em que actua, afiliação institucional e a sua formação (em nota de rodapé)

 

Nome do segundo autor (se houver) em negrito alinhado direita

Titulação, área académica em que actua, afiliação institucional e a sua formação (em nota de rodapé)

 

Nome do terceiro autor (se houver) em negrito alinhado direita

Titulação, área académica em que actua, afiliação institucional e a sua formação (em nota de rodapé)

  • Incluir o email do autor responsável para correspondência

 

Resumo (12 pts – Times New Roman – negrito, alinhado à esquerda)

Resumo informativo, em português, com 250 palavras no máximo, contendo: o foco temático, objectivo, método, resultados mais importantes e principais conclusões e sugestões do trabalho. (11 pts – Times New Roman – justificado)

 

Palavras-chave: Primeira palavra; Segunda palavra; Terceira palavra.

Abstract (12 pts – Times New Roman – negrito, alinhado à esquerda)

Incluir o resumo em inglês (11 pts – Times New Roman – justificado)

 

Keywords: Primeira palavra; Segunda palavra; Terceira palavra.

 

Introdução

(12 pts - Times New Roman - negrito – centralizado)

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX (12 pts - Times New Roman – justificado – espaço 1,5).

 

Metodologia

(12 pts - Times New Roman - negrito – centralizado)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX (12 pts - Times New Roman – justificado – espaço 1,5).

 

Resultados e Discussão

(pode ser em separado ou junto; 12 pts - Times New Roman - negrito- – centralizado)

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX (12 pts - Times New Roman  – justificado – espaço 1,5)

 

Conclusões (ou Considerações Finais)

(12 pts - Times new roman - negrito – centralizado)

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX (12 pts - Times new roman - justificado – espaço 1,5).

 

Referências

(12 pts - Times new roman, negrito – centralizado)

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXX (Use a norma APA -American Psychological Association - 6ª edição. (12 pts – espaço simples - justificado)

 

A Comissão Editorial

 

LETRAS, CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Política padrão da secção

 

Política de Privacidade

Os nomes, endereços e quaisquer outras informações pessoais fornecidas nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços relacionados às actividades desta publicação, como o envio de notificações, actualizações e comunicações pertinentes ao processo editorial e ao conteúdo publicado.

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